A tecnologia que simula a mente humana em máquinas está sendo cada vez mais utilizada e possui muitas possibilidades de aplicação
Agência de Comunicação
A Inteligência Artificial pode até parecer coisa de filme de ficção científica, mas está muito mais presente no dia a dia do que as pessoas imaginam. São muitos os exemplos da aplicação dessa tecnologia: pesquisas no Google, atendimento ao cliente (chatbots), email, redes sociais, comércio eletrônico, aplicativo de GPS, serviços de streaming, entre outros. A tecnologia também vem sendo utilizada na Indústria 4.0 e na medicina.
A FPFtech, Centro de Pesquisa e Inovação em Manaus, trabalha a Inteligência Artificial como uma grande aliada para desenvolver soluções inovadoras aos problemas apresentados pelos mais diversos clientes.
Segundo o Analista de Testes e Product Owner da FPFtech, Geyder Ribeiro, a tecnologia pode ser usada nas mais diversas frentes, como prevenção de falhas e acidentes, reconhecimento de imagens para separação de peças com defeitos e peça boas, gestão de documentos quanto à separação de formato de documento vigente e não vigente, ChatBots para atendimento ao usuário de forma personalizada, além de recomendação de compra de produtos.
Geyder explica que os carros autônomos utilizam um conceito muito forte da Inteligência Artificial aplicada à visão computacional, como por exemplo, com o carro em movimento, ser possível sem intervenção humana o veículo detectar objetos na via e evitar colisões.
Na área médica, outro exemplo é o uso de IA na classificação de imagem de retinas com o objetivo de identificar doença ocular como glaucoma, também análise de imagens médicas de uma amostra visualizando células, para saber se amostra é de um paciente com leucemia ou não, com um nível de acurácia de 99%.
A tecnologia também pode ser aplicada na indústria 4.0, Cidades Inteligentes e outras áreas do conhecimento humano.
“Nós temos projetos que auxiliam, por exemplo, profissionais de logística na tomada de decisão na compra de matéria-prima de uma determinada fábrica, levando em consideração tempo, preço e meio de transporte (terrestre, marítimo ou aéreo) e assim obter redução de custo”, explica Geyder.
Além do trabalho desenvolvido por profissionais especializados, o Centro de Pesquisa e Inovação também fomenta eventos de tecnologia para disseminar conteúdos relevantes para a sociedade.
“Esse é um ponto muito forte dentro da FPFtech, o compartilhamento do conhecimento, não só internamente como também com toda a comunidade”, destaca o analista.
Entre as iniciativas está o ‘iTechDay’, um evento criado pelos colaboradores em parceria com professores universitários, que na primeira edição, realizada no ano passado, abordou o tema Inteligência Artificial. As quatro palestras ministradas sobre o assunto estão disponíveis no canal da FPFtech no YouTube.
Conceito
A Inteligência Artificial é um ramo de estudo e pesquisa da computação que busca caminhos para imitar o funcionamento dos neurônios humanos em máquinas e resolver diversos problemas com base no comportamento humano, através de mecanismos matemáticos e lógicos.
Essa tecnologia é a simulação da inteligência humana em máquinas, fazendo com que elas tenham a capacidade de aprender, raciocinar, deduzir, fazer previsões etc. Muitas vezes, as pessoas associam à imagem de um robô físico e humanizado, como nos filmes. Mas, na maioria dos casos, ela não é assim, principalmente quando presente no nosso cotidiano.
O universo da inteligência artificial é bastante amplo e complexo e há muitas formas diferentes de inteligência artificial e muitas maneiras de criá-las e treiná-las, sendo inúmeras as possibilidades e aplicações. E é justamente isso que permite que hoje ela esteja presente no nosso cotidiano em diversas áreas e atividades que as vezes nem imaginamos, passando pela medicina, entretenimento, comércio on-line, entre tantas outras.